A erva-mate (Ilex paraguariensis), principal matéria-prima no preparo do chimarrão, possui propriedades nutritivas, fisiológicas, terapêuticas e médicas que trazem diversos benefícios à saúde. Em sua constituição química aparecem alcaloides, vitaminas, sais minerais, proteínas, glicídeos, lipídeos, celulose, tanino, dextrina, sacarina e gomas.
Devido a sua composição, a erva-mate é uma planta com grande potencial de aproveitamento, sendo considerada um alimento quase completo, pois contém praticamente todos os nutrientes necessários ao nosso organismo e indispensáveis à vida.
Estudos apontam que as substâncias contidas na erva-mate são capazes de prevenir infartos e outras doenças cardíacas e vasculares, reduzir os níveis de colesterol e as taxas de açúcar no sangue, facilitar a digestão, auxiliar no emagrecimento, favorecer a evacuação, eliminar a fadiga e melhorar a libido. Além disso, a erva-mate é considerada também um excelente remédio para a pele, exercendo um papel importante na regeneração celular através de sua ação antioxidante, anti-inflamatória e antimutagênica.
O chimarrão é um tônico estimulante do coração e do sistema nervoso, pois elimina os estados depressivos, acabando com o cansaço físico e mental. A ação estimulante do chimarrão é mais prolongada que a do café.
Desta forma, o chimarrão possui função reguladora muito importante para o organismo, sendo um alimento natural que determina sensação de vigor e bem estar, suportando a fome e resistindo à fadiga.
Ao servir o chimarrão com térmicas de pressão, a força da água ao revirar a erva-mate provoca mais espuma, aumentando ainda mais a quantidade de enzimas benéficas à saúde.
Em alguns estados do Brasil, como é o caso do Rio Grande do Sul, a população costuma ingerir grandes quantidades de carne na dieta e o chimarrão age como um ótimo aliado na eliminação do excesso de gorduras presentes nesse alimento.
Muitas vezes, as pessoas optam por adicionar plantas medicinais entre a parede da cuia e a erva-mate (no espaço preenchido com água quente), seja para fins terapêuticos ou para dar um sabor diferente à bebida. Algumas das opções mais utilizadas são: boldo, camomila, erva-doce, macela, poejo, hortelã, guaco, erva-cidreira, malva, aroeira, pata-de-vaca e quebra-pedra.
Depois de conferir essa série de informações a respeito da erva-mate e do nosso famoso chimarrão, o melhor a fazer é preparar a cuia, aquecer a água e chamar os amigos para apreciar esta bebida saborosa que traz inúmeros benefícios à saúde!
E para isso, é fundamental poder contar com acessórios de qualidade fornecidos pela Fama. Conheça as nossas bombas e cuias feitas de ouro e prata e desfrute de um ótimo chimarrão!