Após encerrar a roda de chimarrão vem a hora da limpeza da cuia e da bomba. Nesse momento são importantes alguns cuidados essenciais para garantir a durabilidade e a qualidade desses utensílios.
Pensando nisso, nós da FAMA, selecionamos algumas dicas de uso para conservação; especialmente para você, que deseja ter um chimarrão de qualidade todos os dias, confira abaixo.
1 – Limpeza da bomba para chimarrão
Um dos cuidados mais importantes, que deve ser levado em conta, é a lavagem da bomba para chimarrão. Recomendamos limpar com água corrente (externa e internamente), colocando sempre o bojo (parte inferior da bomba) embaixo da torneira e com auxilio das mãos direcionar o fluxo da água por dentro da bomba, permitindo assim a passagem de água pelo seu interior e a saída pelo bocal. Essa ação visa retirar os resíduos de erva-mate, evitando que eles fiquem depositados na bomba enquanto ela não estiver em uso.
Ao lavar a bomba, evite o uso de produtos abrasivos ou detergentes. Não use esponjas, lã de aço, esfregão, escova, ou similares, pois eles causam processo de “lixação”, alterando a cor, o brilho e até a textura da peça. Outra dica importante é não utilizar a própria bomba para retirar a erva-mate da cuia e mais importante ainda é tomar o cuidado de não batê-la na borda da cuia – o que pode danificar ambos os produtos.
No final da limpeza sempre secar a bomba com pano, preferência de algodão, evitando que gotas de água sequem e deixem marcas na prata. Guarde a bomba em local seco e separado de outros metais e utensílios.
2 – Limpeza da cuia para chimarrão
A cuia da FAMA, quando nova, deve ser lavada apenas por água em temperatura ambiente. Após a lavagem inicial, se preferir, pode ser dado um banho com água na temperatura do mate e antes de utilizá-la novamente é preciso verificar se o porongo encontra-se bem seco. Nunca utilize na primeira lavagem água fervente direto na cuia seca, isto pode trincar a cuia. Após utilizar a cuia, a lavagem pode ser feita com água corrente. Na lavagem, jamais utilize esponjas de aço, detergentes ou qualquer outro produto químico que possa causar algum dano a cuia. Siga o modelo de limpeza similar as bombas de prata.
A cuia é um fruto natural e sensível ao fogo, sol e produtos químicos. Estes podem causar manchas irreversíveis e até rachaduras. Retirar o excesso de água com papel toalha e secar naturalmente (deitada de lado), não deixar secando ao sol. O processo de secagem varia de acordo com o clima e a umidade do local, podendo ser mais demorado quando a cuia for nova. Guarde a cuia em local seco, arejado sem a presença de aromas.
3 – Vantagens da utilização de acessórios para chimarrão de metais nobres, como a prata e o ouro
A utilização de utensílios confeccionados com prata e ouro, ajuda na redução da presença de microorganismos prejudiciais à saúde. As bombas para chimarrão e os bocais de cuias da FAMA são produzidos com ligas metálicas destes metais, assim apresentam expressiva ação germicida e são resistentes a corrosão e oxidação.
Por isso, ao comprar o seu kit de chimarrão leve em conta a qualidade dos produtos e tenha a garantia de um chimarrão ainda mais gostoso e saudável!
Conheça os acessórios FAMA e faça o momento de tomar chimarrão uma experiência prazerosa e saudável. Adquira cuias e bombas de qualidade e desfrute sempre do chimarrão saboroso e nutritivo.