
Bento Gonçalves da Silva
Imagem internet
Bento Gonçalves da Silva, nasceu em 23 de Setembro no município de Triunfo, vindo a falecer aos 18 dias do mês julho de 1847, em Pedras Brancas, hoje, município de Guaíba/RS, na estância de José Gomes de Vasconcelos Jardim, onde planejara, com as demais lideranças, a tomada de Porto Alegre. Filho de Perpétua da Costa Meirelles e Joaquim Gonçalves das Silva.
Em 1811, já integrava grupos armados, eram as milícias oficiais que defendiam o território do Império brasileiro, tanto neste território, quanto do lado espanhol. Envolvidos em diversos combates, Bento foi se moldando qual ferro na força. As vitórias e a extraordinárias participações de relevo em alguns combates, oportunizaram o reconhecimento e méritos, vindo a ser promovido diversas vezes em poucos anos.
O grande General Bento Gonçalves da Silva, como ficou conhecido, além de arrojado nas lutas armadas, foi sumamente importante para o Império antes da Revolução Farroupilha. Cabe salientar que o Imperador, lhe tributava enorme respeito, mesmo depois do Decênio Heróico.
Preso no Combate do Fanfa, foi remetido para o navio prisão Presiganga, em Porto Alegre, depois, enviado ao Rio de Janeiro, onde Bento e seu parceiro de cela, tentaram a fuga, porém, este restou entalado na grade. Bento, já livre da cela, desistiu da fuga, por questões éticas: Não abandonar seu companheiro. Nesta cela, sofreu tentativa de envenenamento, na alimentação. Desconfiado dispôs o alimento para um cão que lhe fazia parceria a cela. Este, veio a morrer!
A tentativa de fuga lhe rendeu represálias, vindo a ser remetido para o Forte do Mar, na
Bahia, porém, Surpreendentemente, fugiu pela via marítima, através de um pequeno barco, retornando ao Rio Grande do Sul, onde, havia sido aclamado Presidente da República, ainda em 1836.
Contudo, quando esteve na prisão, no Rio de Janeiro, surpreso, recebeu a visita de Giussepi Garibaldi, um carbonário, intransigente defensor das ideias libertários, fato que o trouxe América, merecendo especial recomendação de Bento, vindo a ingressar na revolução Farroupilha, assumindo a questão naval.
A caminhada de Bento Gonçalves da Silva é digna de registros meritórios, inclusive, no duelo travado com o seu primo Onofre Pires. Os olhares pesarosos, que lhe ardem sem complacência, talvez desconheçam os serviços prestados ao Império, inclusive, de ter exercido a administração do território de Serro Largo, no Uruguai, antes mesmo, da Revolução. A história está posta, os julgadores que se atrevam a lançar as farpas.